Entre as 20 equipes que avançaram para a segunda fase do torneio, duas são do Mackenzie

BID Urban Lab

Essa é a primeira edição do concurso no Brasil e o objetivo é buscar o desenvolvimento de um programa urbanístico, social e patrimonial para o bairro da Ribeira, em Natal, no Estado do Rio Grande do Norte

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), criou há dois anos o concurso BID Urban Lab, com a finalidade de buscar soluções criativas e ideias inovadoras para os problemas urbanos da América Latina e do Caribe (ALC). Em parceria com professores, estudantes e jovens profissionais, busca atuar como incubadora de talentos em questões urbanas a partir de uma rede de trabalho com universidades, promovendo um espaço interativo para a discussão dos padrões da disciplina.

Participaram da primeira fase do concurso três equipes da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), duas foram selecionadas para a segunda fase com as propostas: “Reencontrar o Ribeira”, da Faculdade de Direito, sob orientação da professora Lilian Pires, e o “Coletivo Ribeira: Articulando agentes urbanos”, sob orientação da professora Viviane Manzione Rubio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.

Os trabalhos serão apresentados no Rio Grande do Norte – Natal. Com essa primeira etapa nacional, o Urban Lab busca o desenvolvimento de um programa urbanístico, social e patrimonial para o bairro da Ribeira.

Segundo a professora da UPM, Viviane Rubio, essa prática aproxima os alunos da realidade, além de animar e incentivar os jovens arquitetos nas boas práticas do urbanismo e do desenho urbano. “Com o investimento do BID, que pretende implantar o projeto vencedor, teremos a oportunidade de requalificar parte de uma importante cidade brasileira, como Natal, recuperando a frente do rio e o patrimônio histórico físico e cultural, deveras esquecido em nosso país. Além de oferecer o direito à cidade aos moradores daquela localidade que encontra-se bastante degradada”, conclui a especialista.

Serviço:
BID Urban Lab
Arquitetura Mackenzie / (11)2114-8000

 

topo