Um dos maiores desafios das construções sustentáveis na atualidade é comprovar o desempenho ambiental das edificações após o término das obras

Parque Avenida

Nesse quesito, o Parque Avenida − empreendimento comercial em Belo Horizonte − conquistou mais uma marca importante. É o primeiro empreendimento do estado a receber a certificação internacional AQUA-HQE, da Fundação Vanzolini, na fase de uso e operação.

Segundo Izabela Tassar, bióloga e consultora ambiental do condomínio Parque Avenida, “as tecnologias e as ações desenvolvidas no empreendimento viabilizam a gestão eficiente e diminuem os custos operacionais, o que o torna mais atraente no mercado imobiliário. A sustentabilidade é um atrativo para o locatário, que percebe valor agregado no aluguel e no preço do condomínio”.

A fase de uso e operação é o momento quando os usuários começam a utilizar as instalações prediais e percebem os ganhos que a sustentabilidade proporciona em conforto, saúde e economia de recursos, como água, energia e financeiro.

Tassar cita como exemplos a iluminação com lâmpadas de led que reduzem o consumo energético; a gestão dos resíduos, com a reciclagem, que diminui os custos com a destinação; e a arquitetura que, além de gerar maior aproveitamento da luz natural e conforto térmico e acústico, ainda contribui com a economia de energia, pois incentiva a diminuição do uso do ar condicionado.

Outro aspecto importante é o sistema de aproveitamento de águas pluviais instalado no prédio, que elimina o uso de água tratada para a rega do paisagismo. Já a área permeável dos jardins contribui para o escoamento da chuva. A consultora também destaca os sistemas de esquadrias utilizados nas fachadas, composto por vidros especiais; além de pisos e paredes que contribuem de forma efetiva para a performance térmica e acústica do prédio, facilitando a troca de ar, de dentro para fora, e impedindo que os ruídos da avenida impactem no dia a dia do condomínio.

Além disso, a questão ambiental tem gerado mobilização aos usuários em torno do tema. No condomínio e fora dele, estão sendo organizados encontros periódicos chamados de Diálogos Sustentáveis. Que servem para o fomento de ideias e práticas ambientais onde participam prestadores de serviço, equipe administrativa, condôminos e comunidade do entorno.

Com 668 salas, 40 lojas e 52 mil m2 de área construída, o empreendimento passou pela avaliação da certificação AQUA-HQE em todas as etapas, desde a concepção do projeto, elaboração do projeto, realização da obra, até chegar na fase uso e operação. O selo AQUA-HQE tem reconhecimento internacional e teve os referenciais técnicos adaptados à realidade brasileira em 2008, pela Fundação Vanzolini.

O condomínio Parque Avenida estuda agora a instalação do sistema de energia fotovoltaica, que prevê um retorno financeiro do investimento em seis anos, gerando uma economia na conta de energia de cerca de 90%. O valor economizado poderá ser destinado para melhorias no condomínio.

Serviço:
AQUA-HQE
(11) 3913-7100
http://vanzolini.org.br/aqua